Khentrul Rinpoche

Khentrul Rinpoche

Biografía

Há anos Khentrul Lodrö Thayé Rinpoche ensina em monastérios no Tibet e na India. Ele e o abade de Katog Mardo Tashi Choling no Tibet oriental, construiu um centro de retiro, uma biblioteca e um shedra ( instituto de estudos filosóficos avançados).

Atualmente, lidera a construção de uma escola para as crianças do monastério. Neste projeto não somente captou o apoio financeiro para a construção, mas também supervision ou as obras com rodas de oração gigantescas e outras representações de corpo, de fala e da mente do Buda para a preservação do Dharma.

Rinpoche dirige a educação e a pratica espiritual de mais de 300 monges, entre os quais setenta estão em nível avançado, vinte pessoas em retiro de tempo integral e cem crianças.

Cerimónia de EntronizaçãoRinpoche estudou o Dharma intensamente por mais de trinta anos aos pés de seus mestres nos monastérios Mardi Tashi Choling e Katog no Tibet Oriental, assim como no Instituto Budista Serthar, de sua Santidade Khenpo Jigme Phuntsok, em Kardze, Tibet e no Monasterio Namdroling, de Sua Santidade Penor Rinpoche, na India. Reconhecido como um estudioso de alto nível, Rinpoche recebeu por três vezes o titulo de Khenpo (equivalente a Doutor em Filosofia).

Foi reconhecido por Sua Santidade Katog Moksa Rinpoche como o tulku (mestre reencarnado) de Drubtop Namkha Gyamtso, do monasterio Katog. E la foi entronado por sua Santidade Moksa Rinpoche na presence de muitos lamas, khenpos e monjes.

O nome “Khentrul”, denota a quem e ao mesmo tempo khentrul e tulku. Alem de haver completado mais de três anos de retiro, Rinpoche recebeu a linhagem completa de Nyngt’thig (incluindo Nyingt’hig Yabzhi, Dzod Dun, Ngalso Khorsum, Yeshe Lama e Chetzun Nyingt’hig), assim como muitas iniciações, transmissões de escrituras e explicações sobre as instruções de essencia da Grande Perfeicao (Dzogchen).

Khentrul Rinpoche tambem recebeu a transmissão oral, raramente conferida, da linhagem Nyingt’hig do Khenpo Ngakchung, assim como todas as iniciações e transmissões das escrituras para os ciclos Kama e Terma da escola Nyingma passado por S.S. Jigme Phuntsok Rinpoche, S.S. Dodrubchen Rinpoche, S.S. Penor Rinpoche e S.S. Katog Moksa Rinpoche.

Ceremonia de entronizaciónCeremonia de entronizaciónChegou aos Estados Unidos em 2002, por um convite de Sua Eminência Chagdud Tulku Rinpoche, a quem lhe pediu a ensinar um shedra, programa de estilo tradicional para o estudo de meditação e filosofia Budista Tibetana. Este programa consiste em ensinamentos profundos e autênticos e acontece todos os anos no outono. Khentrul Rinpoche tem estabelecido sua própria organização sem fins lucrativos, chamada Katog Choling, para apoiar a atividade de Dharma no Ocidente. Tambem criou um centro de retiro sereno no Arkasas (EUA) chamado Katog Choling Rit'hröd (Rit'hröd significa centro de retiro montanhoso). Viaja constantemente por todos os Estados Unidos e por outros países para visitar grupos de pratica de Dharma. Continua ensinando e compartilhando seus conhecimentos incansavelmente com o objetivo de apoiar os seus numerosos estudantes a busca do Dharma.

Para qualquer informação sobre seu calendário de viagens e ensinamentos, por favor, consulte o programa de eventos.

Cartas de Recomendação

Getse Mahapandita

Tradução em Inglês
Tibetano